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O doutoramento visa conferir formação científica avançada na confluência do Design com os Media Computacionais, e respetivos métodos de investigação. Através de um programa imersivo de aprendizagem em contexto de projeto laboratorial e de prática do Design, pretende-se capacitar novos investigadores para compreenderem e contribuírem para o avanço do objeto e das práticas de Design.

 

Aspeto distintivo deste programa é a exploração dos métodos e técnicas computacionais em Design, em dialética com a inovação dos ‘media’ computacionais e as suas literacias, para a inovação de modelos e tecnologias de interação, o estudo das dinâmicas de colaboração, em sinergia interdisciplinar com o estudo da perceção e cognição humanas e das práticas artísticas.

 

Os novos doutorados irão desenvolver capacidades para:

 

  • a realização autónoma de investigação científica interdisciplinar de elevada qualidade;
  • a realização de projetos de investigação de elevado potencial científico, proporcionando a integração em redes internacionais de conhecimento na área;
  • contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico e complexo em Design e Media Computacionais;
  • a compreensão e exercício do Design de Media Computacionais, enquanto instrumento de inovação social e de transição para o desenvolvimento sustentável.

 

O programa doutoral em Design de Media Computacionais visa uma formação de alto nível, mobilizando a rede de parcerias internacionais da UC com vista a concretizar os seguintes objetivos:

 

  • Investigar em Design de Media Computacionais com foco na interseção de áreas como: criatividade computacional, interação humano-computador, as práticas artísticas, arquiteturas, comunicação, literacia e crítica dos media, percepção e cognição, entre outras áreas relevantes para o entendimento e prática do design e media computacionais;
  • Compreender o papel dos métodos e tecnologias computacionais no design e estudo de media computacionais inovadores, contribuindo para o avanço das práticas e do corpo de conhecimento, explorando vertentes como a computacional, a generativa, a multimodal e a interactiva;
  • Compreender as relações entre a prática do design e o processo de pesquisa, e os seus modos de produção de conhecimento;
  • Investigar os desafios na prática do design, participada e plural, de transformação de uma cultura material em redes sociotécnicas;
  • Desenvolver o papel do design na inovação social e na transição sustentável, articulando a relação do endógeno, ou local, com as redes de conhecimento cosmopolitas.